Desde 2019 a IBRAV tem se esforçado para ser uma igreja moderna, que dialoga e fala a linguagem das pessoas da nossa época, não se fecha em suas próprias demandas e eventos, além de ter como principal objetivo viver e compartilhar Cristo de forma simples e em todas as ocasiões.
Como igreja, fazemos isso organizando nossas reuniões, os ambientes da IBRAV e o modo de fazer tudo por aqui pensando sempre na pessoa que ainda não conhece a Jesus. Por exemplo, a letra das músicas ou a forma de transmitir nossas mensagens e reflexões são inteligíveis e mostram quem é Cristo e o que Ele espera de nós. Se há um evento ele é pensado não como um fim em si mesmo, mas como uma ferramenta de aproximação ou restauração da fé para as pessoas que não são da nossa igreja ainda, ou então como edificação para as que já fazem parte da nossa comunidade.
Ao mesmo tempo, incentivamos e ensinamos aos membros de nossa comunidade que as suas vidas no dia a dia precisam transmitir Cristo (seja por palavras, ou pela forma de encarar os desafios, problemas, situações e adversidades do cotidiano). Nossa vida deve ser intencional no sentido de transmitir quem é Jesus em nós e para nós, sermos discípulos onde quer que estejamos direcionados pelo Espírito Santo.
Cultivar relacionamentos intencionais é um valor caro aqui na IBRAV, uma vez que entendemos que a melhor forma de mostrar o Evangelho às pessoas hoje é por meio deles. Praticamos evangelismos de rua e organizamos toda a nossa estrutura para que ela seja evangelística, mas cremos fortemente que o principal meio de aproximar pessoas da fé cristã seja através da oração intencional (pela vida daquele(a) com quem cada membro se relaciona) e pelo relacionamento (que abre portas para o compartilharmos a nossa fé e convidarmos as pessoas para celebrações e programas internos da igreja).
E esse valor também é cultivado internamente. Nossa comunidade tem como foco a união, pois acreditamos que estar lado a lado e juntos fortalece a fé. Por isso, temos atividades que valorizam tempo de partilha, cooperação, diálogo, oração uns pelos outros, testemunhos e momentos de comunhão (alguns exemplos disso são: o Grêmio dos Homens, Mulheres de Oração, Pequenos Grupos (PG's) e a janela de oração).
Muitos desigrejados estão fora da estrutura formal de uma igreja porque tiveram experiências ruins dentro dela. E, não raro, essas experiências envolvem o controle pelo medo. Atitudes condenatórias, ou acusatórias, julgamentos, monitoramento nas redes sociais dos membros da igreja por líderes ou pastores, dentre outras coisas, são pecaminosas e invasivas. Se não vemos Cristo agindo dessa maneira, por que fazermos isso? O Evangelho nos traz liberdade, e é assim que devemos cuidar uns dos outros.
Mais ainda: somos todos pecadores e errantes, portanto não há espaço para que alguém julgue outra pessoa ou condene quem quer que seja ao inferno, muito menos o(a) eleve ao céu por sua "santidade". Pecar significa errar o alvo e, sim, há erros que são mais visíveis e outros que só nós, em nosso íntimo, sabemos. Por isso os pastores da IBRAV estão sempre à disposição para acompanhar e ajudar quem precisar.
Não trabalhamos com "disciplina" que afasta as pessoas de suas atividades na igreja. Na IBRAV há acompanhamento e discipulado a todo aquele(a) que estiver precisando de restauração espiritual porque está em pecado (ou pecou) 1 a 1, feito por um dos pastores.
As igrejas evangélicas no Brasil estão cada vez mais se tornando menos denominacionais ou copiando características umas das outras, indo por caminhos que "fazem mais sucesso". Isto diminui a identidade delas e desarraiga as raízes do como e por quê fazem o que fazem ou são como são.
IBRAV é o acróstico para Igreja Batista Renovada Água da Vida, e isto significa que temos uma forma de viver a fé cristã protestante e organização administrativa alinhada ao modo de ser Batista. E, que também acreditamos na ação do Espírito Santo conforme visto na Bíblia Sagrada para os dias de hoje.
Nossas celebrações são alegres e animadas, mas sem gritarias, extravagâncias. Nossas reflexões são calmas e centradas na Bíblia, não na performance ou na maneira que o pregador comunica a sua mensagem. Avivamento bíblico é despertamento e encorajamento para agir no mundo, crendo que Ele age em nós e não manifestações desordenadas da fé (como visto em muitos locais hoje em dia).
A IBRAV está filiada à Convenção Batista Nacional (CBN) e seus pastores são ativos dentro deste órgão nas áreas do ensino, administração e comunicação. Além disso, são filiados à Ordem dos Ministros Batistas Nacionais (ORMIBAN), que reúne os pastores da CBN.